sábado, 4 de junho de 2011

Randy Roberts Potts, neto do evangelista Oral Roberts, famoso na TV Norte Americana, fala de sua difícil saída do armário e de seu tio, também gay, que cometeu suicídio.



Randy na gravação de seu vídeo para campanha Its Get Better

Tele evangelista que também teve um filho que se suicidou depois de sair do armário, leva seu neto a um caminho diferente.
Por DAVID TAFFET | Redator, para revista Dallas Voice.


Randy Roberts Potts cresceu como muitos gays evangélicos. Criado em uma família evangélica, ele se casou aos 20 anos e teve três filhos. Mas aos 30, ele saiu do armário e se mudou para Dallas.
Hoje, poucos em sua família falam com ele. Mas no ano passado criou coragem e chamou seus filhos para visitar seu avô Tulsa Evangelist Oral Roberts. 
Tulsa Roberts, que morreu no ano passado, tivera quatro filhos. A mãe de Randy, que era a procuradora de Tulsa; sua irmã, que morreu em um acidente de avião com seu marido em 1977; Ronnie Rodrigues, que se suicidou em 1982, e Richard Roberts, que se tornou presidente da Universidade Oral Roberts em 1993, mas renunciou em 2007 após ser acusado de utilizar os fundos da escola para fins pessoais e políticos. 


Randy se identifica mais de perto com o seu falecido tio, Ronnie. Eles são parecidos. Ambos foram professores. Eles se casaram, tiveram filhos e se divorciaram em torno da mesma idade. "Nossa mulheres eram muito parecidas, também", disse Randy.
Eles também eram da mesma idade quando eles saíram do armário. Mas há uma grande diferença entre os dois.
Ronnie saiu do armário para o Rev. Troy Perry, fundador da Igreja da Comunitária Metropolitana, no início de 1980. Seis meses mais tarde, Ronnie cometeu suicídio.
Randy, por outro lado, aprendeu a compreender a sua identidade.
Randy disse que acredita que as pessoas precisam assumir a responsabilidade por suas próprias vidas. Se sua família não são favoráveis, eles precisam se cercar de pessoas que são. Isso é o que fez a diferença para ele. 

Mas os tempos eram diferentes para seu tio. "Até pouco tempo eu estava com meus 20 anos, nós tivemos 'Will & Grace'", disse Potts. " Em 1982, não houviam modelos". 
Embora fosse muito comum o conhecimento na comunidade LGBT que Oral Roberts tivesse um filho gay, na família e na igreja era um grande segredo. Randy disse que não conhecia a si mesmo até muito recentemente.
"As pessoas da comunidade gay sabiam disso", disse ele. "Na minha família era uma heresia dizer que eu mencionei isso."
Ele disse que o "o ato de dizê-lo publicamente" tem o tornado mais distante de sua família. Desde que saiu do armário, apenas duas pessoas em sua família falam com ele, seu irmão e um primo distante. 
Randy conheceu sua esposa aos 18 anos. Eles se casaram dois anos depois e tiveram três filhos. Dez anos depois de casado, ele e a esposa se divorciaram. Quando ela conseguiu um novo emprego em Dallas, ele se mudou para cá para ficar perto de seus filhos. Eles têm a guarda conjunta.
Seu afastamento de sua família começou muito mais cedo. Ele comparou a sua mãe a Sarah Palin. "Ela me lembra muito minha mãe," ele disse. "Eu ouvi minha mãe nela, o mesmo tipo de mentalidade." 
Randy disse que seu relacionamento com sua mãe reflete seu relacionamento com seu pai. No ano passado, ele decidiu levar seus filhos para satisfazer seu bisavô, um homem que ele descreveu como muito frio. "Eu tinha medo dele como um garoto", disse Randy.
Ele lembrou que, enquanto ele estava crescendo, seu avô nunca se lembrou de seu nome ou os nomes de qualquer um dos seus primos.  Mas ele foi surpreendido durante esta última visita.
"Ele queria ser um outro tipo de avô nesta visita", disse Randy. "Foi uma boa encenação para os meus filhos." Quando ele chegou, ele estava surpreso que Roberts havia aprendido os nomes de cada um a sua netos, e ele deu a cada um de seus filhos uma nota de 20 dólares e uma cópia autografada de um dos seus livros.
"Esse é seu legado, sua vida de trabalho", disse Randy, dizendo que ele acha que seu avô acreditava que o livro iria dizer algo à seus bisnetos quando eles forem mais velhos.
Apesar da atitude de Roberts com seus bisnetos, Randy disse que sabe que deve ter sido difícil para o evangelista ve-lo. "Eu sei que ele deve ter lembrou de Ronnie. Eu tinha a mesma idade que Ronnie quando ele morreu. Eu sei o que passou a cabeça dele, por várias vezes, quando ele olhou para mim.
"Ele ficou muito isolado e sozinho", disse ele. "Ele estava sempre ocupado demais para os amigos. Então, aqui ele estava com 91 anos. Ele perdeu sua esposa em 2005. "
Seu avô Tulsa era seu parente mais próximo. Ele o descreveu como bondoso e amoroso. Ele morreu no ano em que ele saiu do armário.


Quando seu avô morreu em dezembro passado com 91 anos de idade, Randy decidiu comparecer ao funeral, mas ele não foi convidado para se sentar com a família.
Mas Randy vive uma vida feliz, em Dallas. Ele trabalha em vários empregos para sobreviver. Ele está fazendo alguns artigos sobre vários temas. Ele disse sobre o pouco que ouviu de sua família em um recente artigo sobre sua familia publicado no This Land, um periódico de Oklahoma.
Ele tem um agente e espera publicar um livro sobre o mesmo assunto em breve.
Este artigo foi publicado na edição impressa de Dallas Voice em 09 de julho de 2010. O original em inglês você lê aqui.
Randy no Facebook: https://www.facebook.com/randyrobertspotts?sk=wall

Randy fez um video para campanha Its get better onde fala emocionado de sua vida, de seu tio e de seu avô.
(sem legendas)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...