quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESPECIAL CAIO FÁBIO


Caio Fábio d'Araújo Filho (Manaus15 de março de 1955) é um pastor evangélico e escritor brasileiro. Foi pastor da Igreja Presbiteriana e foi presidente da AEVB (Associação Evangélica Brasileira) e atualmente é mentor do Caminho da Graça, em Brasília grupo que possui sub-estações espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Caio Fábio é heterossexual mas em seu canal no youtube deixou clara sua posição sobre o tema homossexualidade nas igrejas evangélicas e o que ele acredita que a biblia diz a respeito. Por ter uma grande história dentro da comunidade cristã brasileira e ser hoje um dos principais "adversários" do Pastor Silas Malafaia, acho de grande importância o que diz o Pastor Caio Fábio sobre o assunto.
O que ele fala não vai agradar inteiramente a quem prega um evangelho mais inclusivo, assim como também não agradará aos cristãos fundamentalistas. Mas acho que é um ponto de equilíbrio interessante entre os dois pólos.
O pastor ainda está meio equivocado com relação a algumas questões do mundo LGBT, como o fato dele centrar muito o prazer homossexual a vias anais. Esquecendo-se dos grupos que praticam sexo sem penetração ou das lésbicas que não praticam necessariamente sexo anal. Também foca muito a causa da homossexualidade a abusos, ainda que admite que existem outras causas inclusive genéticas.
Segundo ele um casal homoafetivo com ou sem filhos pode ser membro de sua igreja desde que não assuma cargos dentro da hierarquia da igreja e que aja com discrição nas reuniões. Para assumir postos de liderança em sua igreja um homossexual deve se comportar como eunuco, ou seja, celibatário.
O pastor se mostra bem tolerante com o tema e tenta fazer distinção entre homossexualismo e homossexulidade. Ele atribui o sufixo ismo, que muitos LGBT atribuem a doença e por isso não o usam mais, a uma ideologia. Para o pastor Homossexualismo é uma ideologia exacerbada assim como o feminismo e entre muitas coisas o homossexualismo promove um estilo de vida esteriotipado e promíscuo e é esse "estilo de vida" que deve ser combatido e não a homossexualidade que o pastor atribui a condição do indivíduo e que esta não se muda da noite pro dia como muitos evangélicos sugerem.
O pastor também fala baseado em sua experiência eclesiástica que não existe ex- homossexuais e que os tratamentos de reversão não funcionam e atribui a gays enrustidos muitos atos homofobicos que acontecem atualmente, inclusive dentro das igrejas.



Caio Fábio - Homossexualidade 

e Homossexualismo 











Ex- Homossexual Existe?










Caio Fábio - As Origens

da Homossexualidade 










Caio Fábio - Homofobia é coisa 

de Homossexual Enrustido





segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Homossexualidade e a Bíblia.




Não vou tentar com esse post provar por A mais B que a bíblia não condena a homossexualidade. Assim como acho equivocada a postura que algumas igrejas inclusivas tem em tentar destroçar versículo por versículo que fala sobre o assunto e com isso provar que eles não estão falando do que estão falando.


A questão que eu acredito que deve ser levada em consideração é o uso LITERAL da bíblia apenas no caso específico da homossexualidade.
Um exemplo que podemos comparar é o papel da mulher dentro da igreja. Segundo a leitura literal da bíblia a mulher não poderia nunca ter o papel que hoje tem dentro de quase todas as igrejas evangélicas e até católicas. Bispas, Pastoras, Missionárias, Cantoras, nenhuma delas poderiam se quer abrir a boca dentro das igrejas em púlpitos ou eventos religiosos.


"Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja" (1 Coríntios 14:33-35)

"A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio" (1 Timóteo 2:11-12).


A bíblia foi escrita em épocas diferentes, em contextos diferentes e em culturas diferentes em um mundo que tinha uma visão limitada inclusive de seu espaço, acreditava-se que a terra era plana e não existia uma noção global de mundo uma vez que a Austrália e as Américas não tinham sido descobertas ainda. Não podemos comparar todo conhecimento científico que temos hoje com o de cada período que a bíblia foi sendo escrita e nem todos os avanços tecnológicos e novas questões éticas que surgiram e surgirão e que "a bíblia" nem imaginava que pudesse um dia existir, como clonagem, genética, robótica, internet, televisão, etc... 
Assim como as mudanças culturais são notadas do antigo pro novo testamento (se não me engano um período de 400 anos entre eles) derrubando a lei do antigo no novo testamento. O que dirá um período de 2010 anos até hoje? Se fosse escrito um 3° testamento quantas coisas não seriam derrubadas também?


A bíblia pode ter sido inspirada por deus, mas ainda assim foi um livro escrito por homens, baseado e influenciado pela cultura e pelo conhecimento que tais autores possuíam na época que escreveram. Portanto o uso literal de seus textos é um erro e se não é usado por exemplo a leitura literal da bíblia para a mulher ou para todas as leis absurdas do antigo testamento, porque é feita para a homossexualidade?


Peço que assistam o documentário abaixo onde fica bem claro essa questão e onde vocês poderão entender melhor o tema, na segunda parte é abordada a questão dos tratamentos de reversão e suas consequências, vale a pena assistir.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...