quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Gays na Bíblia


Jesus? Apóstolo Paulo? Rute e Noemi? Davi e Jonatan? Daniel e Aspenaz? Eunucos?



Uma das coisas que eu critico algumas igrejas inclusivas é o fato delas tentarem provar que a bíblia não é contrária a homossexualidade e que existem personagens gays no bíblia.
Não que seja errado tentar provar isso ou que todos na bíblia sejam heteros, mas ficar tentando procurar agulha no palheiro é dar um tiro no pé.
Na minha humilde opinião, a melhor doutrina para igrejas inclusivas ou para os gays que acreditam na biblia não seria tentar provar nada, uma vez que a biblia não é clara sobre o tema e nem sobre a sexualidade de alguns dos personagens que falaremos a seguir.
A melhor opção seria assumir uma leitura menos literal da biblia, assim como a igreja  faz para outros temas como por exemplo, o papel da mulher no templo. Seria pecado termos pastoras nos púlpitos, mas pela análise não literal e contextualizada com a cultura moderna essa doutrina do Novo Testamento foi abolida pela igreja atual e nenhum movimento feminista precisou provar que os textos que exigem a submissão da mulher na verdade não são isso que exigem. Já comentei isso em outro post aqui do blog. Estou falando isso, pois o material que vou colocar abaixo não tem a pretensão de provar nada e nem de procurar "chifre na cabeça de cavalo". São apenas pontos de vista e que na minha opinião muitos deste, como a história de Davi e Jonatan, são mais "viagem na maionese" do que evidências, e outros como sobre a vida do Apóstolo Paulo já fazem algum sentido. Enfim... São apenas análises para vocês pensarem.
JESUS
Para começar vou postar um vídeo do Pay Condell que fala sobre a possibilidade de Jesus ter sido gay. Blasfêmia? E se ele tivesse sido? E se conseguissem provar que ele foi gay? Você deixaria de segui-lo por isso? Antes de criar um pré conceito, assistam o vídeo e depois respondam pra vocês mesmo.



Apóstolo Paulo

Qual a explicação para a retórica de auto-julgamento de Paulo, seu sentimento de baixo auto-estima em direção ao seu próprio corpo? Quais foram essas paixões? 
Não há nenhuma dúvida em minha mente que elas eram de natureza sexual, mas que tipo de paixões sexuais eram essas? Buscando mais uma vez, através dos escritos de Paulo, algumas conclusões começam a surgir, assustar e surpreender o leitor. As paixões de Paulo pareciam incapazes de serem aliviadas. Por que isso? O próprio Paulo havia escrito que se "não podia exercer auto-controle" que a pessoa deve se casar. "Porque é melhor casar do que abrasar" (1 Cor. 7:9). Mas não temos nenhuma evidência de qualquer fonte que Paulo tenha se casado. Na verdade, ele exorta viúvas e solteiras  a "ficarem como eu" (1 Coríntios. 7:8).  A principal finalidade da atividade sexual no casamento, segundo Paulo, era manter Satanás longe das pessoas tentadas, "por falta de auto-controle" (1 Coríntios. 7:5). Por que, quando Paulo parecia ser tão consumido com uma paixão que ele não podia controlar, não iria tomar o seu próprio conselho e aliviar essa paixão no casamento? Ele escreveu que o casamento era uma maneira aceitável, se não ideal, da vida. Ainda assim, no entanto, nunca o casamento parecia pairar por ele como uma possibilidade.

Percebe-se que Paulo tinha um sentimento negativo em relação às mulheres. Ele escreveu que "é bom que o homem não tocasse em mulher" (1 Cor. 7:1). A paixão que queima tão profundamente em Paulo não parece estar relacionado com o desejo de união com uma mulher. Por que esse desejo criar essa negatividade em Paulo, afinal? O casamento, o amor conjugal, e desejo sexual dentro do casamento não foram pensados para serem mal ou repugnantes. As paixões sexuais de Paulo não se encaixam confortavelmente dentro desse padrão explicativo. Mas o que seria então?
Obviamente, não há como saber ao certo a causa da ansiedade de Paulo antes do momento da revelação final no Reino dos Céus. Mas isso não impede a especulação. O valor da especulação neste caso vem quando uma teoria é testada assumindo por um momento que ela seja correta e em seguida, a leitura de Paulo à luz dessa teoria. Às vezes, encontra-se desta forma a chave que destranca a mensagens ocultas que estão presentes no texto. Uma vez desbloqueado, essas mensagens não só deixará de ser escondida, mas elas se tornam evidentes, olhando para o leitor, que se pergunta por que tais significados óbvios não tinha sido visto antes.

Alguns têm sugerido que o que Paulo era atormentado por temores homossexuais. Esta não é uma idéia nova, e ainda até os últimos anos, quando a homossexualidade começou a lançar algumas de suas conotações negativas, era uma idéia tão repulsiva ao povo cristão que não podia ser respirada nos círculos oficiais. Isso não quer dizer que a nossa homofobia cultural desapareceu. Ele ainda é letal e mora em lugares altos na vida da igreja cristã, e é um assunto sobre o qual figuras eclesiásticas estão profundamente desonesta, ao dizer uma coisa publicamente e agir de outra forma na vida privada. O prejuízo, no entanto, está desaparecendo lentamente mas seguramente. Com o abrandamento da postura homofóbica, podemos considerar a hipótese de que Paulo poderia ter sido um homem gay. Podemos testar essa teoria, assumindo por um momento como lemos Paulo. Quando eu fiz isso pela primeira vez, fiquei surpreso ao ver o quanto Paulo estava desbloqueado e quão profundamente eu pudesse entender o poder do evangelho que literalmente salvou a vida de Paulo.
Quando eu sugiro a possibilidade de que Paulo era uma pessoa homossexual, eu não quero ser obsceno ou excitante, ou mesmo a sugerir algo que muitos consideram escandalosa. Não vejo nenhuma evidência para sugerir que Paulo agiu por seus desejos sexuais e paixões. Ele viveu em uma época e, entre um povo que camuflava o jeito que ele teria visto essa realidade com camadas e mais camadas de condenação. Mas por um momento, assuma a possibilidade de que essa teoria esteja correta e olhe comigo outra vez os escritos de Paulo .
Paulo sentiu tremenda culpa e vergonha, que produziu nele a auto-repugnância. A presença da homossexualidade teria criado essa resposta entre o povo judeu durante esse período da história. Nada mais, na minha opinião, poderiam ser responsáveis pela retórica do auto-julgamento de Paulo, seu sentimento negativo em direção ao seu próprio corpo, e seu senso de ser controlado por algo que ele não tinha poder para mudar. A guerra que se passou entre o que ele desejava, com sua mente e o que ele queria com seu corpo, sua compulsão por uma religião legalista de controle, o medo quando o sistema foi ameaçado, a sua atitude para com as mulheres, a sua recusa a buscar união. Como saída para a sua paixão, nada mais é responsável por estes dados, quanto a possibilidade de que Paulo era um homem gay.
As tradição religiosa de Paulo levariam, claramente em conta os homossexuais como anormais, distorcidos, mal, e depravados. Quando descobertos, os homens homossexuais eram freqüentemente executadas. A Lei declarava: "Não te deitarás com um homem como se fosse mulher: é abominação" (Lv 18:22). Não se contaminar com essas coisas, a Torá continuou, por Deus lançará fora aqueles que se contaminar. Deus punirá, prometeu a Lei, e a terra vomitará os que estão, portanto, contaminados (Lev. 18:24).  Quem fizer essas coisas, deveria ser cortado do povo de Israel (Lv 18:29). Mais tarde a Torá  condena com pena de morte a homossexualidade. "Se um homem se deitar com outro homem como se fosse mulher, ambos terão praticado abominação; devem ser condenados à morte" (Levítico 20:13).
Paulo era um estudante de Direito. Se a homossexualidade era a sua condição, ele sabia muito bem que por essa lei que ele estava condenado. Seu corpo era um corpo no qual reinou a morte. Ele viveu sob a pena de morte. O que Paulo sabia-se ser o povo a quem ele pertencia, e da Lei a que ele aderiu chamava de abominável e Paulo sentia-se além do resgate. Não é impossível, até provável, que esta seja a sua fonte interior de sua profunda baixo estima , sua agitação interior, sua auto-rejeição, seu zelo sobre-humano para uma perfeição que nunca poderia alcançar. Poderia este ser seu espinho na carne, sobre a qual ele escreveu tão melancolicamente? Com esta possibilidade em mente, ouvir mais uma vez as palavras de Paulo: "
E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. 
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo". 

(2 Coríntios 12: 7-9). 


Em outra ocasião, e talvez antes, Paulo havia escrito: "Você sabe que foi por causa de uma doença física que eu pregava o evangelho para você em primeiro lugar, e apesar de minha condição foi um teste para você, você não desprezou ou me despreza, mas recebeu me como um anjo de Deus, como Jesus Cristo "(Gl 4:13). A palavra anjo também pode ser traduzida mensageiro. Paulo é o possuidor de uma condição que ele acredita ser incurável. É uma condição para que as pessoas possam desprezar ou desprezá-lo. Tenho ouvido e lido de comentaristas que sugerem que esta condição física era algum tipo de problema ocular crônico. Esta teoria tem como a base, eu suspeito, nas palavras de Paulo aos Gálatas, que teriam "arrancado os olhos e deu-lhes" a Paulo (Gl 4:15). Mas os problemas oculares crônicos, normalmente não trazem desprezo ou a atividade de desespero, e foi o olho, que Paulo chamou de "a janela do corpo", vida e beleza, assim como a morte e a dor entrar na experiência humana. Paulo, com estas palavras aos Gálatas, disse-lhes que agora tinha de "tornar-se como são," em quem "Cristo foi formado", e assegurou-lhes que "lhe fez nenhum mal" (Gl 4:12, 19). Isto se refere a uma cura interior e não uma cura externa.

Outros sugeriram que a epilepsia era a condição de que ele não era livre. Epilepsia foi pensado como possessão demoníaca, mas foi uma sensação periódica de ser possuído por um espírito maligno, não um mal constante. Além disso, na narrativa bíblica, os epilépticos provocam uma sensação de piedade, ou às vezes o medo, mas raramente ela provocou desprezo ou aversão. A epilepsia não me parece dar conta da intensidade dos sentimentos que Paulo expressou. A constatação de que ele era um homossexual masculino não. É uma hipótese que faz sentido dos dados e contas para o tom, o medo, a paixão eo comportamento.


Traduzido do Artigo: Foi o Apóstolo Paulo Gay? Do Bispo Episcopal  John Shelby Spong


Comentário do Blog: Toda essa análise sobre a vida de Paulo, apenas mostra o quão falaciosa é a teoria da reversão sexual, pregada por muitos religiosos. Uma vez que nem Paulo conseguiu se libertar. Pelo contrário, preferiu se manter solteiro à enganar uma mulher.
Não que eu ache que o ideal para todo homossexual cristão seja então viver solteiro pro resto da vida, como pregam outros que dizem "aceitar" a homossexualidade na igreja nesses termos. Não teríamos o direito de sermos felizes ao lado de nossos amores? Mas isso é um debate que geraria até um outro post, vamos voltar ao assunto deste...

NAMORO OU AMIZADE???

Três seções da Bíblia são analisadas como podendo ter contexto homossexual, no entanto são vistos pela maior parte dos cristão como apenas textos referentes a grandes amizades. O que está em conformidade com as tradicionais exegeses bíblicas que têm como doutrina principal o amor fraterno, em que não há a prática do sexo.

Rute e Noemi

Noemi era viúva com dois filhos. Rute é a viúva de um dos filhos de Noemi.
Cquote1.svgDisse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; 17 Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."


Cquote2.svg

O pensamento majoritário no cristianismo é que, vendo que sendo Noemi velha, e, não tendo marido, iria sofrer muito naquela região inóspita por volta do ano 1000 A.C., pois, ela não tinha mas quem a protejesse, este que era o papel do homem em tal época, e por isso a passagem acima indicaria apenas uma amizade muito forte entre Rute e Noemi, segundo a interpretação de trechos anteriores: 
Cquote1.svgMorreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido. Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão. Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá, disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos? Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o Senhor descarregado contra mim a sua mão. Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 

















Livro de Rute verc. 3 ao 14

De acordo com a posição majoritária cristã - que busca negar a tese homoafetiva - essa parte comprovaria que elas não seraim homosexuais, pois, a própria Noemi diz que, "seria amargoso" se absterem de maridos. Em argumentação contrária, os liberais afirmam que amargura em questão trata-se não da dureza de não possuir um homem para amar, mas principalmente do preconceito e exclusão que ambas teriam sem o álibe e proteção de um marido, o que as exporia à condição de mulheres solitárias. Os conservadores lembram, porém, que em as várias citações do nome do Deus dos israelenses como Senhor, mostravam Noemi uma amante da lei, assim, amaria os mandamentos, inclusive os contrários ao sexo homossexual.


David e Jonatas


David e Jônatas, "La Somme le Roy", 1290. Detalhe de iluminura de manuscrito francês.
Museu Britânico.
Jónatas era o filho do Rei Saúl e primeiro na linha de sucessão. Mas Samuel indicou David para ser o próximo rei o que trouxe grande preocupação a Saúl:
"a alma de Jónatas se ligou com a alma de David; e Jónatas o amou, como à sua própria alma"
"E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. 3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. 4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto."
(…)
"E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais."
(…)
"Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres."
A posição majoritária no cristianismo aponta todos esses trexos se referindo a amizades muito fortes. 1. Jonatas tinha amado Davi, pois, sabia da sua vocação para com Deus. Na outra passagem mostra a sua fidelidade com a religião, e, o amor era pela expectativa de um grande rei que era profetizado, ou seja, a vitória e o ápice de Israel. 2. Beijar-se sempre foi um costume do oriente-médio, que, não expressa sexualidade de acordo com a aquela cultura desde os tempos mais remotos. 3. Davi, no caso, considerado segundo o coração de Deus, estava se referindo que, a amizade valia mais que a paixão. No caso, o "amor divino" é expresso através mas da amizade, e, Jonatas que era fiel, tinha preferido Davi a seu Pai, pois, Davi tinha sido escolhido por Deus logo era mais justo em carater. Desta forma o amor divino, a amizade, valem mais que a paixão.


Daniel e Aspenaz

Aspenaz era o chefe dos eunucos de Nabucodonosor, Rei da Babilônia. Daniel era um dos eunucos (segundo algumas interpretações) com ascendência da casa de Israel.
Cquote1.svgOra, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos"Cquote2.svg

A interpretação desta frase não é consensual: a versão inglesa de King James 1611, e na versão Webster 1833 em vez de "misericórdia" pode-se ler "amor carinhoso" (tender love) reforçando assim algo mais que uma relação hierárquica. Na versão Basic English são usadas as palavras como "sentimentos de carinho e compaixão" (kind feelings and pity). As palavras originais em hebraico podem ser traduzidas para "misericórdia" ou "clemência" reforçando este ponto de vista, assim como o fato de em mais nenhuma passagem Daniel demonstrar tal afeto por outra pessoa. No entanto Daniel e Aspenaz sendo ambos eunucos nunca poderiam consumar este amor físico.
Por outro lado este texto aparece na sequência do pedido de Daniel a Aspenaz de não comer a comida que lhe estava destinada, uma vez que esta era oferecida aos idolos da Babilónia. Perante este pedido, e mediante a ordem do rei, Daniel conseguiu convencer Aspenaz uma vez que ganhou a confiança deste pelo seu porte. A análise do texto em hebraico, assim como a tradução dos setentas para o grego (septuaginta), apontam neste sentido. Por exemplo a tradução ARC, que é muito idêntica à maioria das traduções internacionais como American Standard Version, God's Word, entre outras traduções, apresentam qualquer coisa como: "Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos". Neste contexto o texto em causa não mostra que Daniel ou Aspenaz como homossexuais.

EUNUCOS

Jesus fala sobre três tipos de eunucos:
"Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." (Mateus 19:12)
Pode-se assumir que eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram castrados. Aqueles que "a si mesmos se fizeram eunucos" seriam os castrados voluntários, podendo tomar-se isto no sentido da castidade. Finalmente, aqueles que nasceram eunucos (com anomalias de virilização, embora com a presença de pênis) seriam os eunucos "naturais"; alguns argumentam que os homossexuais pertencem a esse grupo. Algumas pessoas alegam que Jesus teria dito que casamento não é para todos, e que este comentário feito por Jesus poderia significar que ele reconhece o celibato, que ele mesmo praticou, como alternativa viável.
Existem duas histórias de eunucos negros, ambos oficiais da corte real, exemplificando a ação redentora de Deus. Em Jeremias 38, um eunuco etíope salva a vida de Jeremias. Jeremias em troca traz uma mensagem de Deus para o Rei que descreve como Jerusalém será salva.
Há vários eunucos citados no livro de Ester, porque a história se passa por dentro do palácio do imperador da Pérsia, onde havia muitos eunucos.
Outro eunuco etíope, o qual seria um importante funcionário de Candace, rainha da Etiópia, é batizado por Filipe, o Evangelista (Atos 8:26-40). São Lucas conta que o eunuco estava retornando de Jerusalém e lia um texto que se encontra no capítulo 53 do livro do profeta Isaías, uma passagem profética do Messias, a qual descreve o sofrimento sacrificial daquele que foi "cortado" da terra dos viventes. O eunuco indagou Felipe se o autor estava referindo-se a si mesmo ou a uma outra pessoa. Filipe interpreta as Escrituras sobre Isaías 53 (Jesus sendo levado como ovelha ao matadouro). Então Felipe, partindo daquela passagem, anunciou Jesus ao eunuco enquanto continuavam no trajeto. Durante o percurso, o eunuco pediu que fosse batizado por Felipe assim que identificou um lugar onde havia água (provavelmente um rio). Depois disso, Felipe teve o seu corpo arrebatado para uma outra localidade e o eunuco prosseguiu no seu caminho de volta à Etiópia.
Fonte: Wikipédia



4 comentários:

Equipe Diversidade Católica disse...

Olá,

Um artigo interessante sobre personagens gays na Bíblia foi produzido por um biblista português há uns 2 anos: "Jesus cura o amante do centurião". http://bit.ly/h9lnZE

Um abraço!

Anônimo disse...

O problema que percebo em toda religião (evangélicos, católicos, espíritas...) é o fato de procurar interpretar a Bíblia ao seu bel-prazer, sempre querendo comprovar suas convicções. Só o contexto do assunto poderá elucidar cada interpretação (e este é o problema).
Prefiro acreditar que há possibilidade de haver "ex" tudo, pois o homem controla seus sentimentos, vontades e emoções. Pedofilia é crime (muitos poderiam interpretar a Bíblia como se Jesus fosse pedófilo, só porque ele disse "deixai vir a mim as criancinhas...". Todo desejo sexual, tanto homossexual quanto heterossexual ou de um pedófilo podem ser contidos, se a pessoa quiser. Pois se não fosse assim, os pedófilos não poderia ser punidos pela conduta.
Agora só uma observação: quando Apóstolo Paulo disse: "é bom que o homem não tocasse em mulher", está claro no contexto bíblico que ele quis dizer que o homem casado tem menos tempo para Deus, e vivendo só, ele dedicaria mais a Deus... Não se pode pegar versículos isolados para tentar provar a crença.
Acrescentando: Nesta vida tudo que desejamos conquistar exige sacrifício, "negar a si mesmo", ainda que seja árduo ou aparentemente impossível, contanto que tenhamos a felicidade genuína.

israel disse...

é engraçado como querem formar doutrinas onde a Bíblia já colocou ponto final.
Se querem ser gay, problema de voces, agora dar visão gay a Bíblia é riciculo.
até no meio dos índios esta situação(gay) não é aceita.
Leiam a Bíblia e deixem Deus falar ao coração de voces. Jesus ama a todos.
Agora imagina se não houver mudança: o gay continua gay, o pedofilo continua pedofilo, a prostituta continua prostituta, o ladrão continua ladrão. Então o evangelho não tem valor e a Bíblia é mentirosa...
nascer de novo é exatamente o reconhecimento do erro(PECADO) e passar a viver uma nova vida em Cristo

Aloysio disse...

Anonimus-Não sei o seu credo,mas você está completamente errado quando diz os católicos interpretam a bíblia ao seu bel-prazer.Veja, os protestantes atacam a igreja Católica dizendo que não necessita de um papa. Pois bem,vamos observar, cada protestante atua como se fosse o próprio papa.Existem milhares de papas em todo protestantismo e todos correm de um lugar para outro, proclamando como verdade a sua opinião pessoal à respeito de sua interpretação da Sagrada Escritura.Realmente, será correto que existe milhões de verdades ?
Martinho Lutero, o fundador do protestantismo, depois de haver observado o dano causado pela interpretação pessoal da Escritura em seu movimento, se lamentou dizendo: "Este não quer o batismo, aquele nega os sacramentos, há quem admita outro mundo entre este e o juízo final.Alguns ensina que Cristo não é Deus.Em breve serão tantas as seitas e tantas as religiões quantas são as cabeças. (LUTHERS m. in weimar XVIII 547 - de witt III 61 ) A verdade é uma só e uma pessoa, só existe uma verdade, é necessário somente uma autoridade. A mesma e ÚNICA autoridade dada somente a Simão Pedro. Por acaso, o Espírito Santo está sugerindo a milhões de protestantes, que interpretem a Escritura individualmente e com tantos pontos de vistas opostos Não meu amigo, esta PASTORA NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE INTERPRETAR A BÍBLIA
Aliás isto é próprio do protestantismo, acreditar apenas nos versículos que lhes interessa e não na Bíblia toda.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...