sábado, 14 de maio de 2011

Especial Hillsong Church

Escândalos e Mentiras dos movimentos de Reversão Sexual na Austrália.
Referência no louvor contemporâneo, influenciando ministérios de louvor em todo o mundo e no Brasil alguns como Diante do Trono e Aline Barros a Hillsong Church, a mais poderosa da Associação Australiana das Assembleias de Deus, famosa por canções como Shout to the Lord (Aclame ao Senhor), é acusada de ter se transformado em um dos maiores impérios financeiro-religiosos do mundo.
As denúncias de abusos e escândalos parecem não ter fim. A começar pela administração daquilo que o ministério fatura. Se por aqui há um tremendo clamor por causa de irregularidades com alguns milhares de dólares, imagine lá, onde o Hillsong Church declara ter faturado no ano passado mais de US$ 70 milhões, mas usado apenas 2 milhões para os trabalhos sociais, "principal destinação de suas entradas".
Um resumo desses escândalos financeiros foi feito nesse vídeo no you tube


Em 2008, o Hillsong ministério de louvor convidou o pastor Michael Guglielmucci, pastor de jovens da Igreja Planet Shakers, para participar da gravação de seu álbum This is Our God (Este é o Nosso Deus). Guglielmucci dizia sofrer de câncer terminal desde 2006 e causou enorme comoção ao aparecer cantando a música The Healer (Aquele que Cura) com um tubo de oxigênio no nariz. Em seguida, porém, não aguentando uma crise de consciência, ele revelou a verdade: “Não tenho nenhum câncer. Forjei a história e enganei até minha esposa e família para encobrir minha verdadeira doença: sou viciado em pornografia. Esse problema, sim, abalou minha saúde e me debilitou emocionalmente”. Caso semelhante também aconteceu aqui no Brasil com o ex ministro de louvor Davi Silva (do ministério Casa de Davi) que ficou famoso ao contar em um congresso da Igreja Batista da Lagoinha que teria sido curado da Síndrome de Down. Ano passado Davi Silva veio a público dizer que não nasceu com Síndrome de Down e que todas as manifestações de um suposto anjo lhe tocando durante suas ministrações com o pastor Mike Shea eram mentiras.


Mas não são esses escândalos que vamos focar nesse post, mas os escândalos envolvendo a "Cura de Homossexuais".

Frank Houston
Talvez o maior escândalo nessa área seja o que envolveu o nome do fundador da Hillsong Church.
Frank Houston é pai do atual pastor da Hillsong Austrália, Brian Houston e deixou todos os cargos da igreja após ter sido revelado que abusava sexualmente de meninos menores de idade que participavam dos programas que prometiam curar gays de sua igreja.
Ele usava o abuso sexual como uma de suas técnicas de converter gays, segundo Peter Laughton uma de suas vítimas.  
"Minhas sessões de aconselhamento... nada mais eram do que o abuso sexual disfarçado sob a forma da necessidade de amor de um pai e disciplina  ", disse Peter.  
"Através de minha ingenuidade, eu suportei as agressões nuas, as eternas carícias no bumbum e as masturbações com garrafas, entre outras coisas. Eu olho para ele agora e penso, Deus, eu era muito ingênuo para cair nessa. "

O pai de Brian, o ex-ministro Frank Houston, confessou ser um pedófilo. Descobrir que seu pai tinha abusado de uma criança segundo Brian foi  "como os jatos voando em direção às torres gêmeas da minha alma  ". Tratava-se, compreensivelmente, uma das mais difíceis questões que ele já teve de lidar. "Basicamente, eu recebi uma reclamação, por isso eu confrontei o meu pai e ele admitiu ."  Brian retirou seu pai de todas as funções na igreja, mas não do contato com a polícia na Nova Zelândia, porque a vítima tinha idade suficiente para fazer isso mesmo, entrega-lo a polícia.  
Brian disse que foi sincero com a sua congregação, embora tenha sido criticado por não agir rápido o suficiente e por ter tentado abafar o escândalo.
"Eu disse a nossa igreja que tinha acontecido (vários meses depois que ele descobriu), mas logo que descobri eu disse aos presbíteros da igreja e das Assembleias de Deus  ", disse Houston. "Para minha congregação, quando eu lhes disse, eu usei palavras como predador e abuso sexual e assim por diante. Eu não tentei escondê-lo ." É uma questão que parece improvável que vá ser esquecida, e Brian sabe que, uma vez que que a alegação inicial foi tornada pública, outras supostas vítimas se apresentariam. E foi o que aconteceu, outra suposta vítima de seu pai, também do sexo masculino, não ficou satisfeita com o tratamento que recebeu por parte da igreja e está considerando uma ação civil.
  

Anthony Venn Brown 
 
Já Anthony Venn Brown é agora um ex-ex gay como nós!
Venn Brown foi missionário, fundou diversas Assembleias de Deus  pelo mundo antes de ir para Sydney com a família no início de 1980 e criar o  "Every Believer Evangelism."  Venn-Brown tornou-se um pregador popular em todas as principais igrejas da Assembleia de Deus na Austrália , incluindo a Hillsong Church.
Em 1990 ele se tornou o primeiro pentecostal a ser nomeado para o "Comitê de Lausanne Pelo Evangelismo Mundial" na Austrália .
Venn-Brown renunciou ao cargo de ministro em 1991, depois que assumiu ter dito um relacionamento com outro homem. Em 2004 ele publicou sua auto biografia,  "A Life of Unlearning - Coming out of the church, One Man's Struggle." O livro detalhou sua luta para conciliar a sua homossexualidade com suas convicções cristãs. Ele venceu o "Sydney Gay and Lesbian Business Association Literary award" em 2004.
A edição revista, "A Life of Unlearning - a Journey to Find the Truth (Uma Vida de Esquecimento - uma jornada para encontrar a verdade)  " foi publicado em 2007.
Preferindo ser conhecido como um embaixador, em vez de ativista gay, Venn-Brown agora é um representante e defensor dos gays e lésbicas. Ele busca criar um diálogo informado, inteligente mas respeitoso sobre as questões da homossexualidade dentro da comunidade cristã e, particularmente pentecostal.
Anthony não sente que ele vai voltar a pregar, segundo ele, "talvez daqui 30 anos alguém que é gay ou lésbica seja permitido ministrar nas Assembléias de Deus. Espero eu estar lá para ver, mas eu sinto que eu tive o meu ministério. Quando voltei a Deus eu me senti como se eu tivesse a essência do que se tratava. O que eu tenho agora é real. Eu aprendi a viver sem julgamentos, para viver com integridade e não tive isso como um pregador  "
Anthony Venn-Brown foi votado como um dos 25 gays e lésbicas australianos mais influentes em 2007 e 2009 e foi um dos oradores do "Evangelical Network Conference", no Arizona.
Anthony fundou o Freedom 2b um site que auxilia Gays cristãos a se aceitarem e manterem sua fé, como o próprio site se descreve:
"Freedom 2b é uma rede LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros)  de pessoas pentecostais, carismáticas e de origens evangélicas.
Freedom 2b é um não-julgamento, sem nenhuma agenda local (tratamentos de reversão), estege seguro que atende pessoas em seu caminho para a reconciliação de sua fé e/ou sua sexualidade.
Tradicionalmente pentecostais, carismáticos e grupos evangélicos têm sido mal informados sobre a orientação sexual e mantido crenças ultrapassadas sobre a homossexualidade. Esta falta de conhecimento tem causado muito sofrimento desnecessário, não só para as pessoas LGBT, mas também sua família e amigos. Posições anti-gay não tem refletido o exemplo de Jesus Cristo, ou como a igreja cristã deve responder. Ao invés de igrejas demonstrando amor e aceitação, as pessoas LGBT, na sua maioria com experiência de julgamento, condenação e rejeição.
O termo "cristão homossexual" é relativamente novo, mas agora há muitos milhares de indivíduos, líderes de igrejas e congregações inteiras que vieram para uma compreensão mais esclarecida da sexualidade. A investigação científica e um profundo olhar para as escrituras tem ajudado as pessoas perceberem que homossexualidade não é uma doença para ser curada ou um pecado a ser perdoado. Muitos têm resolvido o problema da sua orientação sexual e mantiveram sua fé cristã. Outros resolveram sua sexualidade, mas ainda tem problemas de fé para resolver. Fredom 2b acolhe todos.
Se você deixou a igreja ou ainda estão lá, a Fredom 2b é o seu lugar para contato, informações, encontrar apoio e diálogo com pessoas que entendem sua jornada.
Fredom 2b não é uma organização cristã, como tal, mas uma rede de pessoas de origens semelhantes."

Anthony conta sua história nessa entrevista:

(Veja as outras partes da entrevista nos relacionados)

Mercy Ministries

 A Mercy Ministries é uma "casa de recuperação" para lésbicas mantida pela Hillsong Church. Eles insistem que as organizações são totalmente independentes, apesar de compartilharem membros em comum do conselho e diretores. Inclusive  Mark e Darlene Zschech,já foram diretores do Mercy.
Muitas lésbicas vem denunciando os abusos que sofreram enquato estavam "internadas" e se assumindo agora "ex-ex gays". 
Ex-moradoras afirmam que "os contratos de separação, a proibição de contato físico e os ensinamentos de como ser um  "ex-gays  "  são tentativas do Mercy Ministery para acabar com o lesbianismo em seu rebanho  ", relata Ruth Pollard. Outra antiga moradora, que não quis ser identificada, disse: "As meninas foram solicitados no formulário de inscrição, bem como em uma entrevista por telefone, se elas já tiveram relações homossexuais ou bissexuais, eles perguntaram se eu tinha.
Na casa, as moradoras foram impedidas de ter qualquer tipo de contato físico, sem abraços de conforto, sem ombro para chorar, e apesar de existirem três jovens mulheres para cada quarto, elas não foram autorizadas a trocar de roupa, se outra pessoa estava no quarto, disse ela.
Apesar disso tudo o Mercy Ministries nega que executa um programa "ex-gay" e a Hillsong parou de funcionar o seu programa "ex-gay" para homens, chamado Living Waters, apesar de ambas as organizações permaneçam firmemente conservadoras, anti-aborto e anti-gay.
Atualmente a Mercy Ministery mudou o nome para A Girl Called Hope.

A verdade é que tanto o Mercy Ministries (A Girl Called Hope), o Living Waters, a Exodus Internacional ou outros programas simlilares no Brasil tem negado promover "tratamentos de reversão" por causa da ilegalidade da prática, condenável até pela OMC e no caso do Brasil pela Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia. Mas na prática eles continuam desenvolvendo seus "tratamentos de Cura".

Penny Davis

Uma das grandes defensoras de que o Mercy Ministries não funciona é Penny Davis, ex funcionária da Hillsong Church ela passou pelo tratamento de reversão da casa de recuperação, mas não conseguiu "se curar." Minha jornada levou a este momento, onde estou como uma mulher confiante de que está sendo ordenada e passar a ser uma lésbica  ", disse ela ao Sydney Star Observer ao ser ordenada pastora na Igreja da Comunidade Metropolitana, uma igreja inclusiva que atua em mais de 20 países desde 1969. Um vídeo no Youtube mostra algumas denúncias de meninas ex internas do Mercy Ministries.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...